Minicurso

A Política de Cooficialização de Línguas por Municípios e suas Potencialidades

O minicurso A Política de Cooficialização de Línguas por Municípios e suas Potencialidades é destaque da programação do 1ºENMP

Um dos destaques da programação do 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues (1ºENMP) é a oferta, de forma pioneira no Brasil, de um minicurso visando a formação de gestores, pesquisadores e demais interessados para atuarem de forma inovadora e dinâmica na gestão das línguas, especialmente em contextos bi ou plurilíngues, em diálogo com as áreas das politicas linguísticas, educacionais, culturais e tecnológicas. O foco é o processo de cooficialização de línguas, uma tecnologia social que vem sendo executada por municípios brasileiros a partir de 2002. De acordo com nosso levantamento mais recente, o Brasil atualmente possui 14 municípios que cooficializaram uma ou mais línguas, além dos quais há muitos outros com potencialidade para seguir esse caminho.

O minicurso, ministrado por Rosângela Morello, Gilvan Müller de Oliveira e Ana Paula Seiffert, será oferecido em dois módulos. No primeiro, serão abordadas as metodologias e as políticas de regulamentação e implementação de leis de cooficialização. Já o segundo focaliza os instrumentos para o mapeamento e as estratégias de promoção do multilinguismo.

O primeiro módulo será realizado no dia 24 e o segundo no dia 25 de setembro, ambos no Auditório Henrique da Silva Fontes (térreo do CCE Bloco B da UFSC), das 08:30 às 10h.

Os inscritos na minicurso receberão certificado específico com 6h de atividades.

Inscrição no Minicurso
Para inscrição no minicurso é preciso estar inscrito no 1ºENMP. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. Não há custo adicional para a inscrição no minicurso. Após o dia 16 de agosto, enviaremos um comunicado aos inscritos no evento informando as orientações de inscrição no minicurso, como local virtual e prazos de inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário